PARÓDIAS MUSICAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marcos Leandro Lucas da Silva
  • Rodrigo Daude
  • Lilian de Campos Cruz
  • Gabrielle Santos

Resumo

 Esse artigo discute uma pesquisa realizada durante um Curso de pós-graduação lato sensu na Universidade Estadual de Goiás (UEG), que está em andamento, sendo o núcleo de pesquisa, o Centro de Ensino Acolher (CEA) na cidade de Itaberaí-Goiás. Visa desenvolver uma abordagem de cunho didático sobre o ensino de matemática no Ensino Médio através de paródias musicais, desta forma, problematizamos a forma como vem sendo ensinado vários princípios matemáticos que, muitas das vezes pouco tem permitido ao aluno o envolvimento e a construção do senso crítico daquilo que é desenvolvido em sala de aula. Nesse laboratório de pesquisa está sendo proposto aos alunos que manuseiem/utilizem os instrumentos necessários para criação, desenvolvimento e apresentação de suas paródias musicais, das quais envolvem conteúdos matemáticos, no intuito de poderem se permitir a desenvolverem capacidades cognitivas, criativas e manipulativas de instrumentos que os auxiliem na compreensão da matemática acadêmica e, consequentemente que entendam a relação necessária com o cotidiano. Os resultados desta proposta estão sendo observados por meio de observações, destacando o envolvimento e participação dos alunos, além dos resultados de provas internas e externas da escola, visto que, a música aliada à didática é uma técnica de grande valia para a aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Paródias Musicais; Aprendizagem.

 

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)