PARÓDIAS MUSICAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Esse artigo discute uma pesquisa realizada durante um Curso de pós-graduação lato sensu na Universidade Estadual de Goiás (UEG), que está em andamento, sendo o núcleo de pesquisa, o Centro de Ensino Acolher (CEA) na cidade de Itaberaí-Goiás. Visa desenvolver uma abordagem de cunho didático sobre o ensino de matemática no Ensino Médio através de paródias musicais, desta forma, problematizamos a forma como vem sendo ensinado vários princípios matemáticos que, muitas das vezes pouco tem permitido ao aluno o envolvimento e a construção do senso crítico daquilo que é desenvolvido em sala de aula. Nesse laboratório de pesquisa está sendo proposto aos alunos que manuseiem/utilizem os instrumentos necessários para criação, desenvolvimento e apresentação de suas paródias musicais, das quais envolvem conteúdos matemáticos, no intuito de poderem se permitir a desenvolverem capacidades cognitivas, criativas e manipulativas de instrumentos que os auxiliem na compreensão da matemática acadêmica e, consequentemente que entendam a relação necessária com o cotidiano. Os resultados desta proposta estão sendo observados por meio de observações, destacando o envolvimento e participação dos alunos, além dos resultados de provas internas e externas da escola, visto que, a música aliada à didática é uma técnica de grande valia para a aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Paródias Musicais; Aprendizagem.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: 1.Introdução; Brasília, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio - Parte III. Brasília, 2000.
FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis
chateaubriand – PR, 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagoga) –
Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. 3ªed.Campinas: Summus, 1986.
CAVALCANTI, Valdir de Sousa; LINS, Abigail Fregni. Ensino e aprendizagem da matemática através da música no ensino médio.X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador – BA, 7 a 9 de Julho de 2010.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Revista Zetetikê, Ano 3 - n º 4/1995.
LINCK, Fábio Gomes. Musica e Matemática: experiências didáticas em dois diferentes contextos. Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SILVA,Giselma Rodrigues da. A matemática e a música: uma introdução ao ensino de frações. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnológicas, 2011.
SILVEIRA, Denise Tolfo;CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERJARDT, Tatiane Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo.Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? 2. ed. São Paulo:
Cortez, 1994.
TÚRMINA, Sandra Ghedin; RODRIGUES, Mauricio Ghedin. Análise da efetividade da paródia enquanto estratégia didática no processo de ensinoaprendizagem da biologia a partir da percepção discente. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Paraná, 2016.
UTUARI, Solange. A matemática da música. Instituto Arte na Escola; coordenação de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. – São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Leandro Lucas da Silva, Rodrigo Daude, Lilian de Campos Cruz, Gabrielle Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.