ANALISANDO A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE UM GRUPO DE PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Vanessa Mecenas Dias Universidade Federal de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

Resumo

O trabalho apresentado neste texto está em desenvolvimento em um programa de iniciação científica. É objetivo do trabalho analisar a produção bibliográfica dos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe) sobre a formação de professores que ensinam matemática publicada em quatro dos principais eventos de educação matemática no Brasil realizados entre os anos de 2002 e 2017 (ANPED, ENDIPE, ENEM e SIPEM) e, a partir dessa análise, compreender os modos de organização da produção bibliográfica e a sua relação com a formação do professor que ensina matemática na educação básica. A abordagem metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica. Como resultados parciais, foram coletados 143 artigos publicados entre os anos de 2002 e 2017. Destes artigos, 63 abordam a formação do professor. Pode-se concluir com a análise feita até o momento que há efetiva participação dos membros do GEPAPe nos principais eventos de educação matemática investigando a formação de professores.

Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica; formação de professores; educação matemática; educação básica.

Referências

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MOURA, M. O. Professor de matemática: a formação como solução construída. Revista de Educação Matemática da SBEM-SP. Ano 1, n.1, set., 1993.

GEPAPe. Apresentação. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~gepape/. Acesso em: 13 março 2019.

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Publicado

2022-12-31