UM OLHAR SOBRE O PROJETO MATEMÁTICA NO CIRCO

Autores

  • Adriano de Morais Rainha Universidade Federal de Goiás
  • Izabela Jakeline Lopes de Paiva Universidade Federal de Goiás
  • Gabriela Ferreira Gonçalves Universidade Federal de Goiás
  • Iogo Rafael Moreira Mendes Universidade Federal de Goiás
  • Rafael Oliveira de Abreu Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Circo, Matemática, Ensino,

Resumo

 

O projeto “Matemática no Circo” busca trabalhar a matemática de maneira diversificada, utilizando-se de materiais manipuláveis e desenvolvendo atividades lúdicas, mediando o ensino com o objetivo de despertar um maior interesse por parte do aluno.O Projeto Matemática no Circo que é desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática (PETMAT) na Escola de Circo Laheto, que se situa na cidade de Goiânia-GO. Sendo assim, este artigo apresenta o relato de experiência das atividades que ocorreram no ano de 2018 realizadas pelo grupo. Desta forma o objetivo desse artigo é discorrer sobre algumas dessas atividades e mostrar as estratégias que usamos para possibilitar o alcance de uma compreensão matemática mais concisa, proporcionando um melhor desenvolvimento em seu rendimento escolar. Focados em fazer com que os alunos se envolvam com os conteúdos matemáticos, usamos de jogos e brincadeiras comuns ao seu dia-a-dia e com as atividades circenses entrelaçando-os com a matemática. Estas atividades lúdicas propiciam aos alunos uma maior socialização, um desenvolvimento de trabalho em equipe, esclarecendo assim problematizações propostas.

Palavra-chave: Circo; Matemática; Ensino;

 

Biografia do Autor

Adriano de Morais Rainha, Universidade Federal de Goiás

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Participante do Grupo PET (2018-Atualmente) Formado no Curso de Treinamento de Lideres (Videira) Formado em Operador de Computador (PREPARA)

Izabela Jakeline Lopes de Paiva, Universidade Federal de Goiás

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Gabriela Ferreira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Iogo Rafael Moreira Mendes, Universidade Federal de Goiás

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática

Rafael Oliveira de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

ASBAHR, F. S. F.; MORETTI, V. D.; RIGON, A. J. Sobre o processo de humanização.

BARTHOLO, Márcia Fernandes. O lazer numa perspectiva lúdica e criativa. 2001

MICOTTI, M. C. O. O ensino as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

MOURA, M. O. et al. A atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (org.) A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Brasília: Liber livro, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)