REPENSANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS EM UM ASSENTAMENTO RURAL:

ORIGEM, DIFUSÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Lilian de Campos Marinho Cruz UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Rodrigo Bastos Daude UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Amabile Jeovana Neires Mesquita
  • Nayara Ludymilla Pereira da Silva
  • Gabrielle Correia Silva dos Silva

Palavras-chave:

Etnomatemática, Assentamento rural, Che Guevara, Educação.

Resumo

Este artigo é fruto de um Trabalho de Conclusão, defendido em 2017, intitulado: “A Etnomatemática nos processos de origem, difusão e transmissão do conhecimento matemático no sistema cultural do Assentamento Che-Guevara, Itaberaí-GO”, do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Cora Coralina. Objetiva analisar nas relações sociais e produtivas os pressupostos da Etnomatemática no Assentamento Che – Guevara. Desta forma perguntamos: Quais os processos de origem, difusão e transmissão do conhecimento matemático no sistema cultural do Assentamento Che em Itaberaí, Goiás?. Para isso, tomamos dos principais referenciais teóricos, como D’Ambrosio (2002), que descreve o Programa Etnomatemática e a valorização cultural, Bergamasco & Norder (1996), Medeiros & Leite (1999), argumentando sobre a formação de assentamentos rurais brasileiros e sobre o tema de relações sociais. Tomamos as contribuições de Bertti (2002) e Araújo (2005) que apontam os assentamentos como instituições formativas. Especificamente sobre o assentamento em estudo, Santana (2008), contribuem com a história de formação e a trajetória realizada pelos assentados entre os anos de 1996 a 1998. Para a coleta de dados para análise, quanto à metodologia utilizada, nos apoiamos em: Minayo (2016), mencionando a importância de pesquisas qualitativas, observação de campo analisado e as entrevistas. A pesquisa inicialmente apresenta a literatura necessária, posteriormente a análise das entrevistas. Ao analisar as entrevistas, percebemos que os assentados não reconhecem suas especificidades necessárias nas tarefas do dia a dia como conhecimento matemático e, além disso, não levam em conta as organizações coletivas durante o acampamento para seus lotes. As atividades desenvolvidas são na maioria das vezes individuais, composta por conhecimentos originados no meio familiar.

Palavras-chaves: Etnomatemática; Assentamento rural; Che Guevara; Educação.

 

Referências

ARAÚJO, J. P. Os Assentamentos Rurais de Reforma Agrária: novos espaços educativos no campo brasileiro. In: Congresso Nacional de Educação de Pessoas Adultas, 2, 2005. Anais do Congresso Nacional de Pessoas Adultas, São Carlos: CREPA, 2005. Disponível em www.ufscar.br/...por...educativo/.../juliana_Araujo.doc.

BERGAMASCO, M. S.; NORDER, L. A. C. O que são assentamentos rurais. São Paulo : Brasiliense, 1996. – (Coleção primeiros passos; 301)

BERTTI, M. S. Memória Coletiva e Educação em Assentamentos Rurais Goianos. Universidade Federal de Goiás FE/UFG, 2002.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Coleção Perspectivas em Educação Matemática, Autêntica, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2002.

MEDEIROS, S. L.; LEITE, S. A formação dos assentamentos rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. Porto Alegre/Rio de Janeiro. Ed. Universidade/UFRGS/CPDA, 1999.

MELO, T. B.; FANTINATO, M. C. C. B.; THEES, A. SILVEIRA, A.; SOARES. G. A. O. Programa Etnomatemática como Humanizador do Ensino de Matemática. Universidade Federal Fluminense, 2011.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2016. (Séries Manuais Acadêmicos)

SANTANA, M. L. A luta pela posse da terra no projeto de assentamento Che-Guevara no município de Itaberaí-GO e sua realidade socio-economica e ambiental. Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, 2008.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)