POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA EJA POR MEIO DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS ESTRATÉGICOS

Autores

  • Emanuel Gomes Peixoto Universidade Federal de Goiás
  • Izabela Jakeline Lopes de Paiva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos estratégicos, Ensino de jovens e adultos, Formação de professores

Resumo

O objetivo dessa oficina é apresentar a proposta que o Círculo de Oficinas de Matemática Básica (COMB) desenvolve no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no intuito de difundir e debater uma nova proposta para o ensino da matemática para um público que tem características próprias e únicas. O COMB objetiva desenvolver o pensamento matemático e estratégico por meio de jogos matemáticos, criados ou adaptados de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula. Com isso, diversos aspectos são colocados em debate, em especial a formação do educador matemático para EJA e a formação do aluno da EJA atrelada aos jogos matemáticos estratégicos. Os jogos trabalhados nesta oficina fazem parte do acervo do COMB, desenvolvidos na turma de primeiro ano do Colégio Estadual Damiana da Cunha, localizado na região metropolitana de Goiás-Go, no ano de 2018. A oficina contempla três atividades criadas pelos executores do projeto pensado nos seguintes conteúdos: Operações Fundamentais, Potenciação e Radiciação. Foram adaptados três jogos já existentes: Feche a Caixa, Chung toi e Equilíbrio, resultando nos respectivos jogos matemáticos, são eles: Feche o Tabuleiro; Jogo da Velha Matemática Equilíbrio de Potências. Os participantes desta oficina desenvolverão as atividades propostas, no intuito de que no final se chegue a um debate sobre Jogos estratégicos na EJA. Esperamos que esta oficina estimule os futuros professores a buscar o jogo matemático estratégico como um recurso importante para o ensino da matemática. Também esperamos despertar nos participantes a criatividade para que desenvolvam ideias que possibilitem a criação de novos jogos que atendam a perspectiva do projeto COMB.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos Estratégicos; Ensino de Jovens e Adultos; Formação de Professores;

 

Biografia do Autor

Emanuel Gomes Peixoto, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Izabela Jakeline Lopes de Paiva, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2022-12-31