O ENSINO DE MATEMÁTICA:

DIÁLOGO DA ETNOMATEMÁTICA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriellle Correia Silva Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Rodrigo Bastos Daude Universidade Estadual Goiás Campus Cora Coralina Curso de Licenciatura em Matemática
  • Amabile Jeovana Neires Mesquita Universidade Estadual Goiás Campus Cora Coralina Curso de Licenciatura em Matemática

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, História da Matemática, Etnomatemática.

Resumo

Essa comunicação é resultado parcial das discussões do projeto de pesquisa Cultura e Etnomatemática da Universidade Estadual de Goiás, o qual apresenta resultados de um estudo acerca do ensino de matemática tendo a História da Matemática como metodologia e a Etnomatemática pressuposto conceitual e metodológico ao considerar a diversidade cultural dos alunos. Buscou-se mostrar que os conhecimentos da História da Matemática são importantes para a aproximação entre a matemática e o aluno. O objetivo foi analisar as contribuições da História da Matemática para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na perspectiva da Etnomatemática. A investigação pautou-se em estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Tem como fundamentação teórica os autores: Beatriz S, D’Ambrosio; A. Miguel e M.A. Miorim e Heliton Mercatelli Neto. Chegou-se à pré-conclusão de que os estudos envolvendo a Etnomatemática convergem e potencializam as características e importância da História da Matemática como recurso metodológico no ensino da matemática. Contudo, constata-se a inexistência de materiais pedagógicos que subsidiam o trabalho do professor, cabendo a este ser o protagonista desse processo de inserção da História da matemática como um recurso didático.

 

Palavras-chave: Ensino de Matemática; História da Matemática; Etnomatemática.

 

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)