<b>OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS NO ENSINO MÉDIO – DESAFIOS E POSSIBILIDADES</b>

Autores

  • Caio Sousa Jesus
  • Lucas Rodrigues dos Santos
  • Wanessa Ferreira de Souza
  • Douglas Caixeta de Queiroz

Resumo

O presente trabalho se encontra em andamento e tem como foco estudar os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Cônicas no Ensino Médio. Partiu-se da premissa de que existem diferentes entraves que desestimulam professores e estudantes ao trabalho com conteúdo de Matemática. Desse modo, justifica-se a necessidade de se fazer investigações que permitam não apenas compreender esse contexto da criação de barreiras para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, mas também propor ações positivas no sentido de superá-las. Nesse sentido, por meio da mescla entre os métodos quantitativo e qualitativo, pretende-se aqui identificar as possíveis dificuldades dos estudantes com o tema das Cônicas, utilizando como instrumento para a coleta de dados a avaliação diagnóstica, cujos dados serão tabulados e quantificados, e a entrevista focada, pela qual se espera capturar o olhar dos participantes da pesquisa sobre o tema proposto. Acredita-se que trabalhos de pesquisa como o que está proposto aqui contribuem para despertar o gosto pelas ciências de modo geral, fortalecendo assim o seu desenvolvimento.

 

Palavras-chave: Cônicas; ensino; aprendizagem; Ensino Médio.

Downloads

Publicado

2017-12-31