<b>UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS PROJETOS EXTRAESCOLARES JAVAÉ DO CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL</b>

Autores

  • Vanessa Nascimento Silva
  • José Pedro Machado Ribeiro

Resumo

O Brasil é uma sociedade plural, multiétnica e plurilíngue, concernente a educação escolar indígena, a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, art. 78, prevê que seja ofertado aos povos indígenas uma educação bilíngue e intercultural e para que isto ocorra, os indígenas vêm, cada vez mais, tentando ocupar seus lugares como professores nessas escolas. A pesquisa em questão, pretende lançar um olhar etnomatemático sobre os projetos extraescolares Javaé, trabalhos realizados para a conclusão do curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os projetos extraescolares tratam de saberes e fazeres próprios, neste caso, especificamente dos Javaé, e tem como objetivo manter um diálogo horizontal entre saberes distintos. Esta pesquisa tem por objetivo promover reflexões acerca desses projetos e as possíveis contribuições da inserção desses conhecimentos próprios na escola indígena, podendo ainda trazer à tona narrativas que foram historicamente invisibilizadas pelo discurso ocidental, possibilitando uma visão mais ampla e o diálogo com a temática indígena, viabilizando uma abertura a novos conhecimentos e a uma perspectiva epistemológica alternativa.

 

Palavras-chave: Projetos extraescolares; Saberes e fazeres; Etnomatemática; Escola indígena.

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Publicado

2017-12-31