<b>O ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA NO ÂMBITO DO TRIVIUM DE D’AMBROSIO</b>

Autores

  • Mônica Marra de Oliveira Santo
  • Roberto Barcelos Souza

Resumo

Este trabalho é parte dos resultados de uma investigação bibliográfica concernente à contribuição do Trivium de Ubiratan D’Ambrosio (2016), na perspectiva do Programa Etnomatemática. O mundo atual exige mudanças na forma de pensar e agir, assim precisamos superar o atual currículo obsoleto, com o ensino de temas que só promovem a exclusão social e o abandono da escola de muitos alunos. O trivium, proposto por D’Ambrosio (2016), propõe um currículo baseado no ensino crítico de instrumentos comunicativos (literacia), instrumentos analíticos/simbólicos (materacia) e instrumentos materiais (tecnoracia). A inserção destas três vertentes, literacia, materacia e tecnocracia, são tidas como ferramenta de aprendizagem no ensino da matemática e como um despertador da imaginação crítica e dos símbolos plurais. Foram feitas análises em várias obras de D’Ambrosio, Milton Rosa e Daniel Orey (2008) e Kistemann Jr (2014). Busca-se, nesse currículo, um ensino no cenário da transdisciplinaridade, estimulando a apreensão da realidade complexa pela articulação dos elementos e fenômenos que passam entre, além e através das disciplinas.

 

Palavras-chave: Etnomatemática; currículo; Trivium de D’Ambrosio; transdisciplinaridade.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31