<b>AS RELAÇÕES COMERCIAIS NA FORMAÇÃO INDÍGENA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO SOBRE OS SABERES DISTINTOS</b>

Autores

  • Matheus Moreira da Silva
  • José Pedro Machado Ribeiro

Resumo

Este trabalho visa discutir algumas reflexões temáticas sobre as relações comerciais no processo formativo indígena à luz da Etnomatemática no curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). O propósito central da pesquisa é identificar as contribuições do tema contextual Cultura e Comércio, do curso de Educação Intercultural da UFG, para os professores indígenas em formação, relacionando os conhecimentos tradicionais de cada povo, referente as relações comerciais, e os da sociedade envolvente. O uso da Etnomatemática num viés de formação inicial do professorado, propicia ao indígena perceber as diferenças culturais em seu contexto. Em particular, o conhecimento indígena, recebeu diversas influências das mais diversas civilizações no que tange a perda do patrimônio cultural imaterial através da prática da biopirataria. Nos diversos encontros das culturas, houveram processos de trocas de conhecimentos, discussões sobre relações comerciais no qual, vagarosamente, foi consolidando-se às aspirações de cada povo. Para tanto, a Etnomatemática possibilita uma maior interação e liberdade frente a determinados “padrões” de comportamentos que ocorrem frente a cultura ocidental, proporciona ao professor indígena conhecer a realidade do outro, ou seja, uma troca de vivência/conhecimentos.

 

Palavras-chave: Relações comerciais; Professores indígenas; Conhecimento; Etnomatemática.

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Publicado

2017-12-31