<b>UTILIZANDO O MARCADOR TRIGONOMÉTRICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRENDIZADO</b>
Resumo
O conteúdo da trigonometria, em sala de aula, muitas vezes é desenvolvido sob a forma discretizada a partir da sua caracterização geométrica e, de forma mais aprofundada a partir de sua caracterização algébrica, neste trabalho procura-se desenvolver os conceitos iniciais de forma mais dinâmica e intuitiva a partir de uma ferramenta didática denominada marcador trigonométrico, buscando-se assim, uma assimilação dos conceitos de forma mais dinâmica e individualizada, no sentido de respeitar o tempo de aprendizado de cada aprendiz. Assim, neste trabalho buscam-se meios de facilitar a aprendizagem dos aprendizes tornando-os protagonista em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, pode-se perceber que a partir do material didático utilizado os aprendizes se mostraram mais interessados em buscar as soluções do questionário de atividades de conteúdo e, ainda, mais satisfeitos quando percebiam que não mais necessitavam utilizar o recurso do material didático para auxiliá-los na resolução das questões. Assim, conclui-se que a forma de intermediação do professor aliado à ferramenta didática utilizada permitiu tornar os aprendizes protagonistas tanto no processo de aprendizagem quanto no processo de avaliação e validação da aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem; Material Didático; Trigonometria.