<b>UTILIZANDO A ROBÓTICA PEDAGÓGICA PARA DISCUTIR NOÇÕES DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Marcelo Fernandes Santos
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Resumo

O presente artigo faz parte de uma pesquisa em andamento do Mestrado em Educação e Ciências da Universidade Federal de Goiás, cujo objetivo é analisar como se dá a interação entre os alunos e a robótica pedagógica em termos de ludismo. Nesse sentido, proporcionar uma oportunidade para se repensar determinados aspectos presentes no processo ensino-aprendizagem, apoiados  na experimentação de ensaios e erros, propondo ainda uma nova relação professor/aluno, na qual ambos caminham juntos a cada momento, buscando, errando, aprendendo e utilizando de conceitos de diversas disciplinas em especial a Matemática para a construção de modelos empolgantes, levando o educando a uma rica experiência de aprendizagem por meio da análise dos fatos acontecidos em seis reuniões. A idéia é buscar o desenvolvimento da inteligência utilizando uma das grandes ferramentas para a organização de trabalho no caso a Robótica Educacional. Os primeiros resultados mostram várias características do ludismo presentes na robótica educacional e como esta é viável para a construção do conhecimento no ensino de matemática

 

Palavras-chave: Interação, Ludismo, Robótica Educacional, Interdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

2017-12-31