<b>A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS PIRES DO RIO</b>

Autores

  • Isabel Sampaio Balduino Santana
  • Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos

Resumo

A presente pesquisa procura analisar a formação matemática do professor pedagogo, um estudo de caso no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Pires do Rio. O principal motivo que instigou o desenvolvimento da pesquisa foi a dificuldade na disciplina de matemática apresentada pelos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental em conteúdos básicos da primeira fase. É na educação infantil e na primeira fase do Ensino Fundamental que o discente tem o primeiro contato formal com a matemática e espera-se que obtenha também a noção abstrata do número, e esta base é construída por instruções de um professor pedagogo. Ao final das analises, objetiva-se contribuir com uma reflexão sobre a grade curricular do curso analisado, instigar os profissionais desta instituição, a refletirem sobre a importância da matemática no curso em questão e provocar uma discussão sobre a formação matemática do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas demais pesquisas nesta área.

 

Palavras-chave: Formação inicial; Matemática; Pedagogia.

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Publicado

2017-12-31