<b>EXPERIÊNCIA COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL GERALDA DE AQUINO ATRAVÉS DO PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA</b>
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com três turmas de 7º ano da Escola Municipal Geralda de Aquino, parceira do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo dessa atividade foi construir sólidos geométricos a partir de suas planificações, identificar e caracterizar seus elementos (faces, vértices e arestas) e verificar a Relação de Euler para poliedros. Atividades que envolvem sólidos geométricos são importantes para a aprendizagem dos alunos, pois ampliam as suas visões e percepções sobre a matemática, além de levar a sair do cotidiano do quadro e giz e descobrir novos conhecimentos por meio de atividades lúdicas e manipulação de materiais concretos. Assim, levam à percepção de que a matemática pode ser aprendida de um modo divertido e prático. Por se tratar de um conteúdo onde o objeto de estudo são formas espaciais, é essencial que os alunos percebam esses elementos de forma concreta, ampliando suas habilidades de visualização e reconhecimentos das formas geométricas. Isso fará, também, que consigam desenvolver a capacidade de abstração de um sólido, mesmo não o tendo em mãos. A proposta de ensino e aprendizagem utilizada foi a construção de sólidos geométricos com base nas suas planificações e posteriormente o reconhecimento e contagem de seus elementos (vértices, arestas e faces). A atividade foi realizada em grupo, amparada na teoria do sócio-interacionismo de Vygotsky, pois essa é uma forma de troca de experiências que oportuniza aos alunos discutirem, compartilharem e compararem as suas observações, favorecendo a construção efetiva do seu conhecimento. Portanto, a aprendizagem é fruto de uma interação na qual o professor faz o papel de mediador, mas esse também pode ser o papel dos próprios colegas de sala.
Palavras-chave: Sólidos geométricos; relação de Euler; sócio-interacionismo; materiais concretos.