<b>EXPERIÊNCIA COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NA ESCOLA MUNICIPAL GERALDA DE AQUINO ATRAVÉS DO PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Daniela Fernandes Rodrigues
  • Rodolfo Teixeira Leão
  • Jhone Caldeira
  • Elisabeth Cristina de Faria

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com três turmas de 7º ano da Escola Municipal Geralda de Aquino, parceira do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo dessa atividade foi construir sólidos geométricos a partir de suas planificações, identificar e caracterizar seus elementos (faces, vértices e arestas) e verificar a Relação de Euler para poliedros. Atividades que envolvem sólidos geométricos são importantes para a aprendizagem dos alunos, pois ampliam as suas visões e percepções sobre a matemática, além de levar a sair do cotidiano do quadro e giz e descobrir novos conhecimentos por meio de atividades lúdicas e manipulação de materiais concretos. Assim, levam à percepção de que a matemática pode ser aprendida de um modo divertido e prático. Por se tratar de um conteúdo onde o objeto de estudo são formas espaciais, é essencial que os alunos percebam esses elementos de forma concreta, ampliando suas habilidades de visualização e reconhecimentos das formas geométricas. Isso fará, também, que consigam desenvolver a capacidade de abstração de um sólido, mesmo não o tendo em mãos. A proposta de ensino e aprendizagem utilizada foi a construção de sólidos geométricos com base nas suas planificações e posteriormente o reconhecimento e contagem de seus elementos (vértices, arestas e faces).  A atividade foi realizada em grupo, amparada na teoria do sócio-interacionismo de Vygotsky, pois essa é uma forma de troca de experiências que oportuniza aos alunos discutirem, compartilharem e compararem as suas observações, favorecendo a construção efetiva do seu conhecimento. Portanto, a aprendizagem é fruto de uma interação na qual o professor faz o papel de mediador, mas esse também pode ser o papel dos próprios colegas de sala.

 

Palavras-chave: Sólidos geométricos; relação de Euler; sócio-interacionismo; materiais concretos.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31