<b>USO DE JOGOS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO</b>
Resumo
O artigo apresenta o relato de experiência realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) que objetivou utilizar jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem nas operações adição e subtração. Realizado com alunos da primeira fase do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Cândida de Jesus, no município de Urutaí, no segundo semestre de 2016. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver estratégias de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Propusemos os jogos matemáticos como instrumentos para ensino das operações com números naturais, mais precisamente adição e subtração, pois para se vencer nesses jogos, exige-se do aluno o uso de habilidades cognitivas, levando-os a se envolverem com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja eficaz, proporcionando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Matemática; Jogos; Adição; Subtração.