<b>PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE ÁREAS E PERÍMETROS PARA ALUNOS DO SEXTO ANO</b>

Autores

  • Rafael Jeferson Oliveira
  • Lilian de Campos Marinho

Resumo

O presente artigo “Praticas investigativas no ensino de áreas e perímetros para alunos do sexto ano” foi desenvolvido na disciplina de Estagio supervisionado e Metodologia do ensino Fundamental. O objetivo do mesmo foi trabalhar com os alunos a investigação, onde eles mesmos formularam as suas definições de área e perímetro, sendo aplicado para alunos do sexto ano do Colégio Estadual Lyceu de Goiás através dos acadêmicos do terceiro ano do curso de licenciatura em matemática da UEG-UNU Goiás. A finalidade era propor a partir do uso de 36 ladrilhos no formato de quadrados a elaboração de retângulos, onde a partir dos retângulos os alunos definirão o que seria área e perímetros. Para a elaboração do artigo foram trabalhados diversos autores como Grando e Pereira que falam sobre jogos, D´Ambrosio, Friorentine, PCN Brasil, Block e Libâneo que traz concepções da educação e do aluno e Skovsmose e Ponte, Brocardo e Oliveira, falam sobre a investigação e o cenário de investigação. Portanto através do artigo iremos falar sobre o uso da investigação em sala de aula, propondo uma atividade que levaram o aluno a analisar as possíveis respostas do que esta sendo proposto.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; Investigação; Ensino e Aprendizado.

 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)