<b>O USO DE JOGOS ESTRATÉGICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Saulo José Ramos Rodrigues
  • Ana Paula Almeida Saraiva Magalhães

Resumo

Um dos grandes problemas presentes no processo de aprendizagem de matemática é a rejeição dos alunos com relação à matéria, não excluindo os incessantes casos de indisciplina. Dessa forma, o grande desafio dos profissionais da área é despertar a atenção e o interesse dos alunos pela matemática. O desinteresse do aluno é geralmente provocado pela falta de habilidades matemáticas, tais como: concentração, raciocínio lógico, capacidade de observação, fazer análise, entre outras, as quais são essenciais para a aprendizagem desta disciplina. Uma alternativa para lidar com esse problema, é a utilização de jogos estratégicos nas aulas de Matemática, uma vez que este tipo de atividade não tem como objetivo o ensino de conteúdos matemáticos, mas o desenvolvimento do raciocínio do aluno. Neste sentido, o presente trabalho tem o intuito de apresentar um relato da experiência com a utilização de jogos estratégicos nas aulas de jogos matemáticos. O trabalho foi desenvolvido através das aulas de matemática Para realização deste trabalho foram utilizados alguns passos metodológicos como a pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. As atividades foram realizadas em uma escola da rede estadual de ensino no município de Inhumas, Goiás.

 

Palavras-chave: Jogos Estratégicos; Matemática; Rejeição.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)