<b>ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: CLUBE DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA</b>

Autores

  • Rosimary Rosa Pires Zanetti
  • Wellington Lima Cedro

Resumo

Neste trabalho, apresentamos apontamentos pautados nos relatos reflexivos e na avaliação coletiva das atividades no Clube de Matemática, em reuniões semanais, no segundo semestre de 2016, a partir do desenvolvimento das SDAs de Geometria, com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de 2 escolas municipais de Goiânia, no processo de formação da docência, entendendo que o professor partilha significados com marcas da história que o constitui na e pela apropriação da cultura e assim,  se forma ao formar o outro (aluno). Para tanto, abordamos a história, os fundamentos do “Clube de Matemática” e o movimento de criação da proposta pedagógica para o ensino de Geometria, desenvolvida pelos participantes do CluMat vinculados (OBEDUC). Ressaltamos que a proposta de Geometria é baseada em atividades lúdicas, que objetivam a apropriação de conceitos geométricos, considerando o brincar como atividade principal da criança e, nesse sentido, fundamental para que ela conheça, atue e se aproprie dos bens culturais produzidos pelo homem.

 

Palavras-chave: Clube de Matemática; Ensino e Aprendizagem de Geometria; Situações Desencadeadoras de Aprendizagem; Atividade Pedagógica.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)