<b>JOGO DA ONÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA TURMA DE EAJA</b>

Autores

  • Ricardo Ernani Oliveira de Faria
  • Rosimere Barros Araújo
  • Ana Paula Purcina Baumann

Resumo

Este relato de experiência mostra o trabalho com o Jogo da Onça dentro de uma abordagem do ensino de matemática, de maneira reflexiva e contextualizada, com um grupo de estudantes do 6º e 7º ano da EAJA, na Escola Municipal Cel. Getulino Artiaga em Goiânia-GO. O desenvolvimento do trabalho contemplou o diálogo com pesquisas no campo da Etnomatemática, bem como estudos relativos à Lei n° 11.645 de 2008, que propõe tornar-se obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no conteúdo programático dos estabelecimentos de ensino público e privado. O conteúdo pedagógico foi o de Geometria associado ao conhecimento da história e cultura indígenas brasileiras. Neste trabalho com o jogo da onça destacamos, como ponto positivo, o conhecimento adquirido pelos educandos a respeito da história e cultura indígenas brasileiras, assim como o respeito às diversidades culturais presentes em nosso país. Em todo momento, buscamos, ao máximo, trazer os conhecimentos prévios dos educandos para, assim, poder incorporar novos conhecimentos matemáticos, deixando-os livres para formularem suas próprias respostas.

 

Palavras-chave: Etnomatemática; EAJA; Lei n° 11.645/08; Jogo da Onça.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)