<b>CONSTRUINDO OS CONCEITOS DE CÁLCULO 1: EM UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO TUTORIAL</b>

Autores

  • Nayra Thayne Cena de Oliveira
  • Olávio Carelli Neto

Resumo

O PETMAT vem desenvolvendo, desde 2008, o projeto “Vivenciando o Cálculo no curso de Matemática” junto aos alunos da matemática, e a partir de 2016 atender alunos dos mais diversos cursos da Universidade Federal de Goiás matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Fundamentados pela Educação Tutorial, os integrantes do projeto promoveram os Círculos Tutoriais com o objetivo de colaborar com os tutorandos para uma aprendizagem mais significativa e, consequentemente, melhores resultados na disciplina. Em oito anos de execução, diversas atividades de cunho histórico, motivador e reflexivo foram trabalhadas com o fim de analisar se a Educação Tutorial é uma metodologia de ensino que possibilita as melhorias almejadas pelo grupo. Ao final de cada fase do projeto, vários resultados positivos foram percebidos e analisados, como os tutorandos alcançaram o crescimento da taxa de aprovação, um melhor rendimento em suas notas, o desenvolvimento da autoconfiança e autonomia e compreensão do conteúdo.

 

Palavras-chave: Educação Tutorial; Cálculo Diferencial e Integral; Educação Matemática; Círculos Tutoriais.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)