<b>MATERIAL CONCRETO: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA</b>

Autores

  • Maria Socorro Duarte da Silva Couto
  • Ingrid Portilho da Silva
  • Ana Clara Alves Nunes
  • Ana Clara Alves Nunes
  • Ruimar Calaça de Menezes

Resumo

Nos últimos anos, o ensino de matemática no Brasil tem apresentado resultados que necessitam atenção e pesquisa. Especialistas em educação apontam que é uma das principais disciplinas em que os alunos apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagem. Nesse contexto, o uso de material concreto torna-se uma importante alternativa para o ensino/aprendizagem do aluno com relação aos conceitos matemáticos. Destarte, o presente trabalho apresenta um excerto relacionado a um aspecto do estudo sobre materiais didáticos concretos para o ensino de Geometria. Tal excerto objetiva apresentar alguns materiais didáticos, como os sólidos de Platão, Arquimedes, Catalan, Johnson e Kepler-Poinsot, confeccionados por alunos do Instituto Federal Goiano – Campus Trindade, no período de agosto a outubro de 2016, durante as aulas de Matemática Aplicada I. Os resultados apontam que o uso destes materiais didáticos desperta o interesse dos alunos e contribui, de forma lúdica, para que eles desenvolvam um conhecimento matemático mais significativo.

 

Palavras-chave: Geometria; Material Concreto; Sólidos Geométricos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)