<b>SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO-APREDIZAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR COM O MÉTODO SIMPLEX: RELATO DE EXPERIÊNCIA</b>

Autores

  • Kelen Helena de Oliveira
  • Adelino Candido Pimenta

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência da aplicação de uma sequência didática no estudo do conteúdo de Programação Linear Simplex (Método Simplex), da disciplina de Métodos Quantitativos, do Curso de Administração, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Santa Helena de Goiás. O Método Simplex foi ministrado, no ano de 2014, durante as aulas da disciplina de Métodos Quantitativos, empregando como metodologia de ensino, a exposição de conceitos, e regras de resolução de problemas, que os alunos resolviam com o auxílio de calculadora. No entanto ao ministrar a disciplina, no ano de 2015, verificou-se a necessidade de buscar novas maneiras de ensinar o conteúdo. Assim refletindo sobre a importância de um ensino que possibilitasse um melhor entendimento do conteúdo em questão, planejou-se a sequência didática: Método de Programação Linear Simplex, utilizando a ferramenta Solver do programa Microsoft Excel, objetivou-se potencializar o ensino de resolução de problemas de programação linear, com o Método Simplex, visto que os alunos apresentavam dificuldades de interpretação de dados, e de análise de resultados. A sequência didática foi aplicada em três etapas, sendo as duas primeiras aplicadas, durante as aulas, do 3º bimestre, da disciplina de Métodos Quantitativos, e a terceira etapa foi desenvolvida durante a IX Jornada Acadêmica da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Santa Helena de Goiás, no decorrer do minicurso: Método de Programação Linear Simplex com o uso da ferramenta Solver do Microsoft Excel.

 

Palavras-chave: Sequência didática; Programação Linear Simplex; Microsoft Excel Solver

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)