<b>REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA: UMA EXPERIÊNCIA COM O SEXTO ANO DO LYCEU DE GOYAZ</b>

Autores

  • Luciano Feliciano Lima

Resumo

Com este texto, objetiva-se evidenciar como a abordagem dialógica e investigativa foi trabalhada por licenciandos em matemática, da UEG Campus Cora Coralina, com os alunos do sexto ano do Lyceu de Goyáz, escola da rede pública estadual na cidade de Goiás. Concomitantemente, busca-se refletir sobre contribuições deste tipo de trabalho para a formação de professores de matemática. Para isso, o trabalho foi realizado em quatro sextas-feiras consecutivas, no segundo semestre de 2016, em aulas geminadas e o assunto escolhido foi a Geometria. Para selecionar os conteúdos trabalhados houve uma conversa com o prof. Saulo, com a coordenadora Juliane e com o diretor William do Lyceu. A participação dos profissionais da escola é muito importante porque viabiliza um trabalho coletivo cuja preocupação é a melhora da qualidade de ensino aos alunos da educação básica. O diálogo entre licenciandos, professores da escola e professores universitários possibilita a participação de todos os envolvidos. Em relação aos professores em formação inicial contribui com reflexões sobre a prática a partir de uma situação real, permite dialogar com profissionais da escola fundamentados com a teoria discutida na universidade, viabiliza refletir na prática e sobre a prática sua relação com a teoria. Espera-se, com o desenvolvimento de trabalhos deste tipo, contribuir com uma reflexão crítica, em cursos de licenciatura em matemática, sobre papéis de professor e de alunos.

 

Palavras-chave: Educação matemática; abordagem dialógica e investigativa; formação inicial de professores de matemática.

Downloads

Publicado

2017-12-31