<b>O USO DO CUBO MÁGICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO</b>

Autores

  • Juliana Moreno Oliveira
  • Gizele Geralda Parreira
  • Luciano Duarte da Silva

Resumo

Estudos sobre a utilização de jogos como recursos pedagógicos no ensino da matemática têm trazido à realidade mais aproximação entre os jogos e a escola com a intenção de adotar aqueles como instrumentos de desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, o que facilita a aprendizagem escolar do aluno. Partindo desta perspectiva e tomando como referência o desenvolvimento cognitivo humano sob a ótica de Jean Piaget, foi desenvolvido o projeto de extensão intitulado ‘Desvendando o Cubo Mágico’, com alunos do sétimo ano do Colégio Estadual José Honorato, em Goiânia, em que foi ensinado o método de resolução em camadas, com notação e algoritmos adaptados ao grupo de alunos. A finalidade principal do projeto foi observar o comportamento e o aproveitamento dos alunos durante o processo de aprendizagem da resolução do cubo mágico, além de coletar dados que justificam a elaboração de um projeto de pesquisa cujo objeto de estudo seja o tema proposto no título deste trabalho.

 

Palavras-chave: Cubo Mágico; Aprendizagem Escolar; Raciocínio Lógico-Matemático.

 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)