<b>O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE POTENCIAÇÃO</b>
Resumo
Neste relato de experiência, discute-se o uso das Histórias em Quadrinhos como proposta metodológica para o ensino dos conceitos matemáticos de potenciação e função exponencial. Os dados são oriundos do desenvolvimento das ações do Subprojeto Pibid de Matemática, da Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis. Tais atividades realizaram-se em turmas de 9° Ano do Ensino Fundamental II. Planejamos e desenvolvemos um CAEPI (Conjunto de Atividades de Ensino Planejadas Intencionalmente) baseado teórico-metodologicamente na Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Nossos pressupostos teóricos se alicerçam na Teoria Histórico Cultural e em seus desdobramentos. O objetivo foi investigar como as Histórias em Quadrinhos podem possibilitar uma melhoria do processo de ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental II. Os resultados nos indicaram que houve um significativo envolvimento dos alunos na realização das atividades e que eles se apropriaram de forma mais significativa dos conceitos matemáticos abordados.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos; Ensino e Aprendizagem em Matemática; Pibid.