<b>O SURGIMENTO DO CONCEITO DE FRAÇÃO</b>

Autores

  • Ana Luiza Amaral Garcia
  • Cezar Augusto Ferreira
  • Eduardo Souza Silva
  • Isa Micaella Vieira Silva
  • Ivo Augusto Zuliani de Moraes
  • Maria Marta da Silva
  • Paloma Aparecida Souza do Nascimento

Resumo

Este relato de experiência trata do desenvolvimento de atividades de ensino que tinham como objetivo permitir com que bolsistas do Pibid e alunos da educação básica apreendessem o surgimento do conceito de fração. Os dados são oriundos do desenvolvimento das ações do Subprojeto Pibid de Matemática, da Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Quirinópolis. Tais atividades realizaram-se em turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental II. Planejamos e desenvolvemos um CAEPI (Conjunto de Atividades de Ensino Planejadas Intencionalmente) baseado teórico-metodologicamente na Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Nossos pressupostos teóricos se alicerçam na Teoria da Atividade e Teoria do Ensino Desenvolvimental. O objetivo foi investigar como atividades de ensino organizadas diante desses pressupostos teórico-metodológicos podem possibilitar uma melhoria do processo de ensinar e aprender conceitos matemáticos na educação básica. Nossos resultados nos permitem dizer que os alunos foram conduzidos a uma apropriação conceitual, pautada em uma organização de ensino que possibilitasse a formação da essência do conceito matemático de fração. Uma atividade de ensino organizada dessa forma possibilitou uma transformação nos bolsistas como mediadores nesse processo de ensino dos conceitos matemáticos.

 

Palavras-chave: Conceito de fração; Pibid de Matemática; Aprendizagem da docência; Ensino de Matemática. 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)