<b>O CONCEITO DE NÚMERO E SISTEMA DE NUMERAÇÃO</b>

Autores

  • Ana Luiza Amaral Garcia
  • Cezar Augusto Ferreira
  • Eduardo Souza Silva
  • Isa Micaella Vieira Marques
  • Ivo Augusto Zuliani de Moraes
  • Maria Marta da Silva
  • Paloma Aparecida Souza do Nascimento

Resumo

Este relato de experiência refere-se ao desenvolvimento de atividades de ensino que tinham como foco possibilitar os bolsistas do PIBID e os alunos da educação básica a apropriação do surgimento do conceito de número e sistema de numeração. Os dados são provenientes do desenvolvimento das ações do Subprojeto Pibid de Matemática, da Universidade Estadual de Goias-Campus Quirinopolis. Essas Atividades foram propostas em turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental II. Deste modo, um CAEPI (Conjunto de Atividades de Ensino Planejadas Intencionalmente) foi planejado e desenvolvido dentro de uma perspectiva teórico-metodológica baseada na Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Os pressupostos teóricos que fundamentam este CAEPI são a Teoria da Atividade e a Teoria do Ensino Desenvolvimental. O objetivo foi compreender como possibilitar uma melhora no processo de ensino aprendizagem dos conceitos de número e sistema de numeração através de atividades de ensino organizadas diante desses pressupostos teórico-metodológicos. A partir de uma reorganização do ensino que permitisse a formação da essência do conceito matemático de números e sistema de numeração nossos resultados nos permite dizer que os estudantes da educação básica foram conduzidos a uma apropriação conceitual. Visto que, ao organizar uma atividade desta maneira possibilita uma transformação nos bolsistas como mediadores no processo de ensino aprendizagem da matemática.

 

Palavras-chave: Conceito de número e Sistema de Numeração; Aprendizagem da docência; Ensino de Matemática.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)