<b>APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RECURSOS DIDÁTICOS</b>

Autores

  • Hyanka Cezário de Paula
  • Raylla Rodrigues dos Santos
  • Emiliana Batista de Oliveira
  • Ronderson Teles Fonseca
  • Vanderlan Ferreira da Silva Filho
  • Valéria Alves Ribeiro
  • Grace Kelly Souza Carmo Goulart
  • Adriana Aparecida Molina Gomes

Resumo

 

Este resumo é um recorte de um trabalho desenvolvido por uma equipe de pibidianos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do curso de licenciatura em matemática da Regional Jataí, Universidade Federal de Goiás. As ações desenvolvidas pelo grupo são divididas em: reuniões coletivas de organização, estudo e planejamento – estas ocorrem geralmente no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – e atividades desenvolvidas no colégio parceiro. Este é um colégio público de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental –de Jataí-GO. As ações no colégio parceiro podem ser divididas em auxílios a professora-supervisora, monitorias e oficinas didático-pedagógicas. As monitorias tiveram como finalidade auxiliar na aprendizagem matemática, especialmente, no que se referem aos conceitos. As oficinas visavam trabalhar com a matemática a partir da curiosidade desencadeada pelas relações e interações desenvolvidas nas mesmas. O recorte aqui referem-se às monitorias, oficinas “Feira Gastronômica” e “Jogando com a Álgebra”. De modo geral, percebeu-se que, a partir das atividades desenvolvidas, os alunos se envolveram com o fazer matemático e que os pibidianos puderam ampliar seus conhecimentos do fazer docente.

 

Palavras-chave: Monitoria; Jogos; Matemática; PIBID.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)