<b>METODOLOGIA E MOVIMENTOS DESENVOLVIDOS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO</b>

Autores

  • Edson Donizeti Marra Junior
  • Jhone Caldeira

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo expor os movimentos que foram desenvolvidos para impulsionar o estudo das Funções Quadráticas em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. A proposta surgiu ao percebermos que o ensino de funções, um dos conteúdos escolares mais trabalhados no Ensino Médio, carece de maior atenção no sentido de promover apropriações interessantes do significado de algumas propriedades e estabelecer conexões com a realidade. Realizando uma atividade de medição da quadra poliesportiva do colégio e, interligando esses valores com outros dados, motivamos e abordamos, via modelagem e construção por parte dos alunos, a equação do segundo grau. Além disso, utilizamos outros meios para motivar e aprofundar a assimilação dos discentes sobre equações e funções do segundo grau, como atividades contextualizadas e construção de gráficos no software GeoGebra. Nossa proposta encontrou suporte teórico para a fundamentação e as discussões nos trabalhos de Ponte (1990), Vasconcellos (1995), Menna Barreto [2008?] e Demana e Leitzel (1995).

 

Palavras-chave: Equações do Segundo Grau; Funções Quadráticas; Ensino Médio; GeoGebra.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)