<b>ATUAÇÕES DO PIBID SUBPROJETO MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL NOVA CONQUISTA</b>

Autores

  • Amanda Rodrigues Pinheiro
  • Douglas Moreira da Silva
  • Edson Donizeti Marra Junior
  • Elisabeth Cristina de Faria
  • Jhone Caldeira
  • Márcio Roberto de Rezende Júnior

Resumo

Este relato tem por objetivo apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas e executadas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência– PIBID. Serão apresentadas três intervenções específicas desenvolvidas com o uso de materiais manipuláveis com o uso do ábaco, com calculadoras e com um dos jogos do Mancala. As atividades desenvolvidas nas intervenções foram aplicadas com alunos de turmas equivalentes de sétimos a nonos anos do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Goiânia. Dentre o referencial teórico utilizado, encontramos convergência com colocações de autores tais como Duval (2003), Libâneo (1991), Polya (1978) e Lorenzato (2008), entre outros. Em resposta às atividades propostas, percebemos que os alunos, de um modo geral, gostaram das intervenções, demonstrando o desejo de continuar com aquelas atividades posteriormente, não somente, verificamos que eles conseguiram assimilar a matemática que estava presente em tais momentos o que fortaleceu a nossa ideia de que os conteúdos matemáticos podem e devem ser apresentados de formas diferentes para levar compreensão aos alunos de uma maneira lúdica e que instigante.

 

Palavras-chave: Educação Básica; Ensino de Matemática; Materiais Manipuláveis; Intervenções Pedagógicas.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)