<b>MODELAGEM MATEMÁTICA PODE SER GOSTOSA E DIVERTIDA<b/>

Autores

  • Dilene Gomes de Miranda
  • Vinicius Gouveia de Andrade
  • Rafael Sousa
  • Adelino Candido Pimenta

Resumo

Este trabalho, que foi realizado com uma turma do sexto ano do ensino fundamental, demonstra um exemplo da utilização da modelagem matemática como metodologia de ensino. Em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de participar da escolha de um tema a ser estudado que, extraído de uma situação-problema do seu próprio cotidiano, jugavam ser relevante e que os motivaram a buscar conhecimentos para encontrar soluções. Espera-se que outros professores possam se interessar por esta metodologia e trabalhar a Educação Matemática de forma mais prazerosa, afinal, o trabalho com a modelagem matemática possibilita propiciar que o aluno construa seu conhecimento e torna o professor mediador deste processo, situação em que todos são beneficiados.

 

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Situação-Problema; Metodologia; Ensino; Aprendizado.

 

Biografia do Autor

Adelino Candido Pimenta

<b>

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)