<b>REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA</b>

Autores

  • Cleberson Pereira Arruda

Resumo

O relato tem por objetivo apresentar a experiência do autor na docência da disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática (FMEM) no curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Para a apresentação e discussão, toma-se por referência o projeto do curso e a ementa da disciplina no processo formativo dos licenciandos em Pedagogia na perspectiva da Educação Matemática. Destaca ainda a sondagem realizada pelo autor com aos licenciandos sobre o contato deles com a Matemática desde a Educação Básica. A experiência do autor como professor formador do curso, também é apresentada a partir do desenvolvimento da metodologia de miniaulas, onde os licenciandos, ancorados em referenciais formativos para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, elaboraram momentos de aulas de Matemática e os desenvolveram ao longo dos estudos da disciplina FMEM. Esta metodologia apresentou bons resultados, tomando por referência as discussões teóricas e acadêmicas e as demandas que emergiram no processo formativo dos licenciandos.  

 

Palavras-chave: Pedagogia; Fundamentos e Metodologias; Educação Matemática.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)