<b>UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID CONTRIBUINDO EM UMA PCC: ENSINANDO GEOMETRIA COM MASSA DE MODELAR</b>

Autores

  • Ana Cristina Gomes de Jesus
  • Barbarah Soares de Moraes
  • Diana Bonne Caetano Moura
  • Ewerson Tavares da Silva
  • Ricardo Vieira Nascimento Filho

Resumo

A geometria como conteúdo escolar está distribuída como obrigatória para todo o período de Ensino Fundamental e Médio, por abranger conhecimentos que a todo o momento podem ser vistos e explorados ao nosso redor. Esse trabalho se trata de um relato de experiência desenvolvido no mês de Fevereiro de 2017 no formato de oficina na Prática como Componente Curricular (PCC) no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia, a PPC ministrada pela professora Ana Cristina Gomes de Jesus, tendo como tema: Metodologia do ensino de Matemática para séries iniciais via Laemat do IFG. A referida professora também coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Matemática fez o convite aos alunos bolsistas do programa para oferecerem uma oficina na PCC citada tendo como foco uma metodologia de ensino lúdica voltado para séries iniciais, para o ensino da Geometria Espacial.  Diante da necessidade de trabalhar com metodologias alternativas que ajudem a construir conhecimentos e conceitos referentes a geometria espacial junto as crianças realizamos a mesma. Este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência formativa do Pibid no contexto da formação de professores de Matemática em que foram utilizados materiais concretos para o ensino de alguns conteúdos de geometria espacial nas séries iniciais, a fim de que possa ser uma alternativa metodológica de abordagem desse conteúdo para professores do Ensino Básico. Para avaliar o desenvolvimento da atividade proposta, ao término da mesma foi colocada em questão se os acadêmicos já tinham tido alguma experiência com material concreto e se essa oficina poderia auxilia-los em uma situação real de aprendizagem no contexto de sala de aula. De acordo com os relatos, os discentes não tiveram contato anterior com esse tipo de metodologia e se sentiram mais seguros a partir de então em trabalhar futuramente com essa opção metodológica.

 

Palavras-chave: Licenciatura em Matemática; Séries Iniciais; Metodologia de ensino; Geometria Espacial; Sólidos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências (Presencial)