<b>UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA, EM AULAS DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Siely da Silva Guimarães Oliveira
  • Marcos Antonio Gonçalves Júnior

Resumo

O presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido por uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tal estudo propõe investigar o modo como os alunos de duas turmas de 7º ano de uma escola municipal de Goiânia/GO aprendem (ou não) com seus erros em Álgebra desenvolvendo, a partir de uma investigação com enfoque na análise de erros, uma reflexão sobre a própria prática. Para tanto, apresenta-se o seguinte problema para investigação: enquanto professora de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental, como lidar com os erros dos alunos em álgebra de forma a contribuir para a aprendizagem deles? Deste modo, a pesquisa será fundamentada em alguns teóricos que discorrem sobre a análise de erros, como Cury (2007), Buriasco (2008), Pinto (2000), e outros teóricos que dissertam sobre o ensino e aprendizagem, pesquisa sobre a própria prática e pesquisa-ação. Assim sendo, a pesquisa será de cunho qualitativo com características de uma pesquisa-ação. A coleta de dados se dará principalmente por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de áudios gravados de todas as aulas no decorrer de um trimestre. Como produto educacional, propõem-se a elaboração de narrativas reflexivas de algumas aulas desenvolvidas, evidenciando fatos ocorridos no decorrer desta intervenção pedagógica, com enfoque na análise de erros.

 

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Ciências da Natureza; Reflexão Sobre a Própria Prática; Análise de Erros.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)