<b>O QUE OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL NOS MOSTRAM? UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DE PIRES DO RIO</b>

Autores

  • Naysa Paula Pires de Souza Oliveira
  • Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos

Resumo

 

Neste trabalho apresentamos os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Uma análise da Prova Brasil de Matemática em escolas públicas do município de Pires do Rio” que está vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Nessa pesquisa discutimos sobre as influências das avaliações externas no contexto escolar visto que, ela é tomada como um instrumento que busca a melhoria do sistema educacional. Temos como principal objetivo analisar como a aplicação e os resultados da Prova Brasil de Matemática influenciam as ações de professores e gestores de escolas públicas no município de Pires do Rio – GO. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados a partir das informações presentes no site do INEP. Para isso, buscamos as escolas que participaram da Prova Brasil nos anos de 2011, 2013 e 2015 com turmas de 9º ano. A pesquisa está sendo realizada em três etapas, na primeira nos dedicamos a análise dos indicadores contextuais sobre as condições de trabalho dentro das escolas, bem como a distribuição por porcentual de alunos dentro dos níveis da escala de proficiência e o desempenho geral na avaliação, e na segunda etapa utilizaremos questionários e entrevistas para a coleta de dados com os professores e gestores das escolas e por fim buscaremos possibilitar uma discussão sobre os aspectos positivos e negativos que essas avaliações têm nas ações destes profissionais.

 

Palavras-chave: Matemática; Prova Brasil; Qualidade do ensino; Prática pedagógica.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)