<b>O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE MATERIAIS CONCRETOS, JOGOS E SOFTWARES MATEMÁTICOS</b>

Autores

  • Wallace Cayke Ribeiro Corrêa
  • Liliane Oliveira Souza

Resumo

O estudo busca investigar as possibilidades de se trabalhar os conteúdos da matemática com alunos surdos, levando em consideração diferentes recursos no ensino da matéria e, também, mostrar que é possível proporcionar à estes alunos condições ideais de inclusão escolar. Assim procura-se apresentar que, para que isso aconteça, é preciso superar diversos problemas enfrentados no âmbito escolar e por todos os envolvidos nesta problemática. Utiliza-se como metodologia do estudo a pesquisa participante com abordagem qualitativa, usando o método da observação para obtenção de dados. Dessa forma se usa recursos no ensino da matemática como jogos matemáticos, materiais concretos e softwares educacionais, todos estes com um apelo visual-espacial visto que o ensino de matemática para alunos surdos deve se pautar em uma pedagogia visual. Com isso se pôde-se perceber que todas estas metodologias, auxiliam bastante o professor e por atentarem a um tipo visual-espacial de comunicação proporcionam às pessoas surdas um desempenho mais favorável e uma melhor aprendizagem na disciplina.

 

 

Palavras-chave Surdez; Matemática Metodologias para o ensino de matemática; Ensino de matemática para surdos.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)