<b>UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE MATRIZES UTILIZANDO A CRIPTOGRAFIA</b>

Autores

  • Tatiane de Andrade Resende

Resumo

O presente trabalho se encontra em andamento no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal Goiano- Campus Morrinhos- Goiás. O trabalho consiste em abordar uma metodologia didática para o ensino de Matrizes apresentada no Currículo Referência de Matemática do Ensino Médio do Estado de Goiás. O Currículo Referência tem como propósito colaborar com as Unidades Educacionais proporcionando propostas de bimestralização dos conteúdos para melhor compreensão dos componentes do currículo e sua utilização na sala de aula, ou seja, busca-se referenciar uma base comum essencial a todos estudantes, em consonância com as atuais necessidades de ensino identificadas não somente nas legislações vigentes, Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, mas também nas matrizes de referências dos exames nacionais e estaduais, bem como a matriz curricular. Com o auxílio da Criptografia este trabalho trará contribuição para o ensino de Matemática, pois permite que o professor desenvolva atividades didáticas de codificação e decodificação para introduzir, revisar ou até mesmo aprofundar conteúdos matemáticos despertando o interesse do aluno e com isso estimulando a curiosidade que desencadeiem um processo cognitivo e permite a construção de novos conhecimentos. A escola na qual será aplicada o trabalho é uma Escola Pública Estadual com alunos do 2º ano do Ensino Médio no turno vespertino. Segundo Tamarozzi (2001), o tema Criptografia possibilita o desenvolvimento de atividades didáticas envolvendo o conteúdo de funções e matrizes que se constituem em material útil para exercícios, atividades e jogos de codificação, onde o professor pode utilizá-los para fixação de conteúdo. Nesse sentindo, este trabalho apresenta como objetivo uma alternativa educacional como uma ferramenta pedagógica que abrange os conteúdos matemáticos para propor aulas de matemáticas mais instigante e desafiadora.

Palavras-chave: Criptografia; Educação Matemática; Matrizes.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)