<b>A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL DE V. V. DAVYDOV</b>

Autores

  • Andre Luiz Araújo Cunha

Resumo

A O presente artigo tem como objetivo apresentar, a partir de pesquisas realizadas na Educação Matemática e Educação, o processo de formação de conceitos matemáticos na perspectiva do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. Nesta investigação de natureza teórica, analisamos alguns resultados obtidos em pesquisas que abordam o processo de formação de conceitos na Matemática, nesta perspectiva; a organização dos conteúdos no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa é de cunho bibliográfico e tem como referencial teórico a teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. Para Davydov (1988) o saber contemporâneo pressupõe que o indivíduo domine o processo de origem e desenvolvimento das coisas mediante o pensamento teórico e, apropriar-se desses conteúdos é apropriar-se das formas de desenvolvimento do pensamento. Neste contexto, o papel da escola é organizar o ensino de forma a favorecer o aprendizado dos alunos. Esse aprendizado deve ter como foco a apropriação dos métodos e instrumentos de pensamento, desenvolvidos social e culturalmente (DAVYDOV, 1988). O ensino da matemática, na perspectiva desenvolvimental, “deve ser estruturado de modo que seja reproduzido, de forma condensada e abreviada, o processo histórico real da gênese e desenvolvimento do conhecimento” (DAVYDOV, 1988, p. 15). Nesse sentido, observou-se que todas as pesquisas analisadas, apresentavam o movimento lógico-histórico de constituição dos conceitos, conforme propõe a teoria de Dayydov. Dentre as pesquisas que realizaram experimento didático formativo, os resultados indicam uma ascensão dos alunos, quanto à apropriação dos conceitos e, indícios de formação do pensamento teórico. Conclui-se, a partir dos resultados apresentados, que a teoria do ensino desenvolvimental, tem oferecido contribuições significativas à constituição de formas de organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento matemático dos escolares.

 

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Teoria do Ensino Desenvolvimental; Formação de Conceitos; Didática.

Downloads

Publicado

2017-12-31