<b>MATEMÁTICA BÁSICA EM PERSPECTIVA: ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O CURSO DE EXTENSÃO</b>

Autores

  • Alexandre de Almeida Xavier
  • Ana Carolina de Paula Gonçalves
  • Augusto Albuquerque Ribeiro
  • Emanuel Gomes Peixoto
  • Rafaella Soares de Paula

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar as respostas dadas às questões “Por que decidiu fazer um curso de extensão de Matemática Básica? ” e “Conte-nos sobre o que te levou a ter dificuldades na disciplina de Matemática. ”, presentes no questionário inicial do curso Matemática Básica em Perspectiva do IME/UFG. Essas duas questões específicas foram selecionadas por apresentarem uma gama muito grande de variação de respostas, que servirão como objeto para a investigação. Com indagações como essas podemos observar quais são as atitudes iniciais (SARABIA, 1998) que os ingressantes têm em relação à matemática. Através de análise minuciosa de 78 questionários e criação de categorias para respostas semelhantes foi possível concluir que a maioria faz o curso por ter dificuldade em conteúdos matemáticos e para ampliar os seus conhecimentos, além do que, essa mesma maioria culpa a má formação escolar básica e os professores pela dificuldade que hoje apresentam.

 

Palavras-chave: Matemática; Dificuldades; Alunos.

 

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)