<b>PESQUISAS QUE UTILIZARAM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ASPECTOS E PERSPECTIVAS</b>

Autores

  • Nilton Cezar Ferreira
  • Lilian Esquinelato da Silva
  • Egídio Rodrigues Martins
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Luciano Duarte da Silva
  • Glen César Lemos

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação sobre o uso da resolução de problemas no contexto didático-pedagógico do Ensino Superior. Nosso objetivo foi classificar e interpretar as características de uma classe de pesquisas que utilizaram resolução de problemas em sala de aula, para evidenciar as tendências e perspectivas da Resolução de Problemas como um campo de estudos, discutir suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem e levantar a existência possibilidades de que, pesquisas como essas, produza mudanças na prática docente de professores de Graduação. Essa investigação teve caráter qualitativo e considerada bibliográfica do ponto de vista dos procedimentos técnicos. Para alcançar o objetivo proposto selecionamos 12 pesquisas, realizadas com foco no Ensino Superior, desenvolvidas por integrantes de dois grupos de trabalho e pesquisa em Resolução de Problemas.  Essas pesquisas foram classificadas de acordo com seu aspecto e sua abordagem e, a partir daí, foi feita uma leitura flutuante, seguida de uma análise crítica do material que compunha o corpus. Por fim, as evidências foram levantadas e interpretadas e os resultados apresentados.

 

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Ensino Superior. Metodologia, Ensino e Aprendizagem da Matemática.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)