<b>VÍDEOS COMO SUPORTE DA MATERIALIDADE E O ENSINO DESENVOLVIMENTAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – PIBID/IFG</b>

Autores

  • Maxwell Gonçalves Araújo
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta integrando o ensino desenvolvimental de Davydov, tecnologias e educação matemática, na formação inicial do professor, exemplificando, concretamente, como fazê-la pelo relato de nossas experiências. Sugerimos possíveis formas de trabalhar estes recursos, utilizando o suporte da materialidade, softwares educacionais, ambiente virtual, destacando suas potencialidades. Foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG, campus Goiânia. É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas para alunos de licenciatura participantes e desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, promovendo a inserção dos estudantes, futuros professores, no contexto destas escolas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de docentes da licenciatura da IES e de professores da escola participante. A escolha do material foi realizada por um trabalho criterioso, focando, principalmente, naquele que atinge a essência do objeto estudado, um dos pressupostos do ensino desenvolvimental. Observamos o potencial da proposta na complementação da formação dos alunos envolvidos, pelos depoimentos de diversas naturezas, pelos relatos e pela observação das reações dos alunos do PIBID, a quem a proposta em andamento agregou elementos substanciais na formação destes e mostrou-se colaboradora no trabalho motivador e inovador com relação à metodologia do ensino de matemática. Notamos certa urgência em trabalhar na graduação, de forma mais eficaz, a Teoria do Ensino Desenvolvimental, com o objetivo de preparar melhor nosso futuro professor. Ficou nítido que nosso aluno ainda é carente de uma formação adequada, mesmo que no interior do curso estejam sendo trabalhadas disciplinas nessa direção.

 

Palavras-chave: Ensino Desenvolvimental; Ensino Tecnológico; Matemática; PIBID.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)