<b>A PRÁTICA LEVA À REFLEXÃO: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I</b>

Autores

  • Lilian de Campos Marinho
  • Rafael Jeferson de Oliveira

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões realizadas durante as aulas de Estágio Supervisionado I e de Metodologia do Ensino Fundamental, além de experiências vivenciadas durante a realização das etapas do estágio supervisionado na escola campo. As reflexões realizadas no Campus Cora Coralina-UEG, foram construídas a partir de autores que descrevem e refletem a prática de professores, como: Skovsmose (2000), Karnal (2014), processo necessário pela necessidade de se pensar a prática docente no estágio, que decorreu por idas e voltas, como reflexão-prática-reflexão. O objetivo deste trabalho é evidenciar o quanto esse momento reflexivo é necessário para atuarmos em sala de aula, diante de seres pensantes e capazes de construírem seu próprio conhecimento e o quanto é essencial avaliarmos nossas aulas e refletirmos novamente sobre nossa prática. A partir das experiências e reflexões podemos perceber as mudanças em sala de aula, pois os alunos percebem nosso cuidado e transmitem mesmo que sem querer seus agradecimentos, tornando-se assim uma relação construída e refletida, refletindo no processo ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Reflexão; Prática Docente; Ensino Matemático; Cenário Investigativo.

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)