<b>CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO “NOVO ENEM”: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PROVA DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 2009 A 2016</b>

Autores

  • Adriano Rodrigues Nascimento
  • Márcio Urel Rodrigues
  • Luciano Duarte da Silva
  • Acelmo de Jesus Brito
  • Ediel Pereira de Macedo

Resumo

Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar as características da contextualização e da interdisciplinaridade no formato das questões da Prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 à 2016. A questão investigativa norteadora da pesquisa foi: De que maneira se apresenta a contextualização e a interdisciplinaridade no formato das questões da Prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009 a 2016? Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade documental. O corpus foi constituído pelas 360 questões da prova de Matemática do “Novo ENEM” no período de 2009 a 2016. Utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), objetivando a obtenção de um mapeamento sistemático referente aos enunciados das questões da Prova de Matemática do Novo ENEM. Por meio desta análise, constatamos que existe um desencontro entre o Currículo de Matemática do Ensino Médio atual e a prova de Matemática do Novo ENEM. Assim sendo, entendemos ser preciso uma discussão profunda sobre o Currículo de Matemática para o Ensino Médio e os aportes metodológicos do ENEM na formação inicial e continuada dos professores de Matemática, pois somente assim os professores em serviço como os futuros professores de Matemática terão condições de compreender o formato e as características – contextualização e interdisciplinaridade - das questões da prova de Matemática do “Novo ENEM”.

 

Palavras-chave: Novo ENEM; Contextualização; Interdisciplinaridade; Ensino de Matemática.

 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)