<b>ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Liliane de Oliveira Souza

Resumo

Os recursos tecnológicos têm se mostrado com inúmeros benefícios, como auxiliar e potencializar o ensino e aprendizagem de Matemática, possibilitando ao aluno uma construção, visualização e aplicação dos conteúdos, dando-lhe condições a construção de um conhecimento significativo. Diante estes fatores, esta investigação traz o estudo de uma proposta de formação de professores para o uso da tecnologia no ensino de conteúdos matemáticos, tendo como recurso produzido objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para serem aplicados em turmas da educação básica. Para o desenvolvimento da proposta utilizou-se a disciplina de Mídias Digitais em Educação Matemática (Universidade Estadual de Goiás/ Campus Cora Coralina) visando apropriação de conhecimentos necessários para o planejamento e design de OVA contextuais. Nossos resultados apontam que um dos pressupostos para o uso das TIC no ensino é a participação ativa do professor na elaboração de seu próprio material a partir da reflexão teórica conjunta de seu contexto de atuação.

 

Palavras-chave: Ensino de Matemática; TIC; Formação de professores; OVA.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)