<b>A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA</b>

Autores

  • Isabele Conceição Almeida
  • Luciane Nunes Ribeiro

Resumo

Ao propor uma reflexão sobre o ensino de Matemática, é fundamental ter claro as relações existentes entre o conhecimento historicamente construído e a Matemática como saber difundido pela escola. Não se pode conceber a Matemática como uma construção teórica, sem qualquer relação com a prática social. A partir disso, a seguinte pesquisa tem como foco principal o processo de humanização através do ensino de Matemática, e discutir como a Teoria Histórico-Cultural pode auxiliar na apropriação de conceitos historicamente construídos, especificamente na Álgebra. A pesquisa foi realizada com aplicação de atividades organizadas pelo Clube de Matemática voltada para alunos do 5º ano em uma escola da rede municipal situada na cidade de Anápolis - GO. O que pudemos observar é que as atividades baseadas nas SDA (Situações Desencadeadoras de Aprendizagem) e na AOE (Atividades Orientadoras de Ensino) são de fato, um modelo de organização de ensino que aponta caminhos para uma transformação do processo de ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: Álgebra; Aprendizagem Matemática; Processo de Humanização; Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)