<b>UMA BUSCA PELA APROXIMAÇÃO DO CONCEITO DE COLETIVIDADE EM MAKARENKO: O TRABALHO COLETIVO NO CLUBE DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Douglas Aires da Silva

Resumo

O Clube de Matemática é um espaço de aprendizagem no qual a criança tem oportunidade de desenvolver colaborativamente o movimento histórico da construção dos conceitos matemáticos ali trabalhados, imbuídos pela ludicidade. Surgiu em 1999, como projeto de estágio na Universidade de São Paulo (USP) e conta com quatro núcleos ativos em diferentes regiões do Brasil (USP, UFSM, UFG e UEG). Nesse contexto, desenvolvemos nossa pesquisa com um grupo de doze crianças, buscando compreender o movimento da transformação dos motivos relacionados à atividade de estudo das crianças envolvidas no projeto. Fundamentados na teoria histórico-cultural e no materialismo histórico dialético, usamos a metodologia do Experimento Didático (CEDRO; MOURA, 2010). Na análise do processo levamos em consideração três pilares: o trabalho colaborativo, a situação desencadeadora da aprendizagem e o caráter lúdico. Destarte, destacamos aqui o papel do trabalho colaborativo no movimento da possível transformação dos motivos para a atividade de estudo, evidenciando a superação da fragmentação do todo em partes, para a definição de trabalho colaborativo, como ações individuais em direção a um problema comum. O resultado dessa análise converge para os pressupostos da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978) e reafirma a necessidade da reorganização do ensino pautado nos pressupostos aqui citados.

 

Palavras-chaves: Clube de Matemática; Trabalho Coletivo; Coletividade; Educação Humanizadora.

 

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)