<b>BRINCAR X ESTUDAR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO CLUBE DE MATEMÁTICA</b>

Autores

  • Daniela de Cristina Oliveira
  • Wellington Lima Cedro

Resumo

Ao compreendermos a escola como o local designado para que ocorra a apropriação dos conhecimentos historicamente elaborados, o professor assume sua atividade principal ao organizar o ensino. Assim, seleciona o conteúdo a ser ministrado, nesse caso a geometria, e planeja atividades de ensino. Por se tratar de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o lúdico é contemplado na tentativa de envolver os sujeitos com o estudo, mediante a realidade que ainda lhes pertencer, o brincar. Nesse sentido, o Clube de Matemática surge como um espaço de aprendizagem, inserido em uma escola da rede municipal de educação de Goiânia, com o intuito de envolver os sujeitos ao estudo. Sustentado na Teoria Histórico-Cultural, organizamos um experimento didático para o desenvolvimento dessa pesquisa, composto por um conjunto de situações desencadeadoras de aprendizagem, que foram realizadas no Clube de Matemática em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, no ano de 2016. Como a pesquisa está em andamento, nosso objetivo, por meio desse trabalho, é apresentar resultados parciais das ações e manifestações orais das crianças, durante o Clube de Matemática, na tentativa de compreender se a estruturação lúdica possibilitou aos estudantes envolverem-se com o estudo.

 

Palavras-chave: Atividade de ensino; Clube de Matemática; Lúdico; Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)