EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL:
PERSPECTIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL DE MATEMÁTICA
Resumo
A mesa proposta pelo VIII EnGEM - Encontro Goiano de Educação Matemática, cuja temática geral intitulada “Educação Matemática no Estado de Goiás no contexto da pandemia e pós-pandemia”, se apresente a nós no atual contexto social, como diálogos possíveis e necessários, que promovam discussões, apontamentos e reflexões que nos mobilizem para lidar com as implicações da pandemia nas aprendizagens matemáticas dos estudantes, no momento histórico atual. Buscar proposições coletivas para repensarmos, no sistema educacional brasileiro, um modo de organização do ensino e da aprendizagem de Matemática, que possa minimizar as lacunas de aprendizagem que o momento pandêmico deixou, se faz imprescindível. Uma parte significativa das pesquisas em Educação Matemática em andamento no momento, foram e estão sendo atravessadas pelas consequências deixadas pela pandemia da Covid-19, o que torna ainda maior nosso compromisso e responsabilidade social com as produções acadêmicas realizadas, pois estas tem o papel de mediar os debates, estudos teóricos, discussões e práticas relacionadas ao exercício da autonomia do sujeito da aprendizagem e o desenvolvimento do seu engajamento teórico na formação escolar. Intitulo essa discussão como: “Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural para uma Aprendizagem Desenvolvimental de Matemática, com a intencionalidade de construir movimentos dialógicos de reflexão e análise, que avancem por proposições que promovam a inserção dos sujeitos e suas diversidades socioculturais e materiais nos espaços escolares, enquanto pertencimento e valorização do seu conhecimento como potencialidade para uma aprendizagem desenvolvimental de matemática. Reconhecer e validar o pertencimento do sujeito da aprendizagem como ativo e gerador do seu conhecimento, representa a compreensão da Matemática como um conhecimento vivo em movimento.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental; Sistema Elkonin-Davidov-Repkin; Teoria da Atividade de Estudo; Aprendizagem de Matemática; Pandemia Covid-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaqueline Ferreira dos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.