CARTAS INVESTIGATIVAS:

CIENTISTAS EM AVENTURAS - O USO DO GÊNERO CARTAS, NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Sirley A. de Souza entro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG

Resumo

Trata-se do projeto de Ensino Cartas Investigativas: cientistas em aventuras, proposto para o segundo ano, turmas A e B, dos Anos Iniciais, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG em 2020 – ano do Ensino Remoto Emergencial, devido o início da PANDEMIA da COVID19. Essa proposta teve por objetivo contribuir para investir de sentido a escrita no âmbito disciplinar das áreas disciplinares desse ano escolar, sobretudo no ensino da Matemática. Foram realizadas uma série de atividades, com ênfase na troca de cartas entre os estudantes e educadores matemáticos durante todo o ano letivo. Desse modo, o projeto gerou uma diversidade de saberes matemáticos, provocando nos estudantes o pensamento reflexivo sobre o mundo na perspectiva matemática. Com perguntas e elaborações as crianças experenciaram uma matemática para além da técnica da decoreba das fórmulas e tabuadas. Subsidiaram esse trabalho os teóricos como Vigotski, Paulo Freire, Nacarato, Santaló.

 

Palavras-chave: Cartas Investigativas; Educação Matemática; Educação Básica.

 

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Publicado

2023-12-31