<b>SOFTWARES E TECNOLOGIAS NO ENSINO – APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA</b>

Autores

  • Crhistiane da Fonseca Souza
  • Aline Barbosa Nascimento
  • Ana Georgia Pereira Brasileo

Resumo

A importância da matemática na formação de alunos como cidadãos críticos faz a necessidade de aderirmos novas metodologias para satisfazer essa carência no ensino. A partir desta problemática surgiu então o projeto TecMat: Tecnologia no Ensino-Aprendizagem de Matemática com o objetivo de inserir o uso de softwares matemáticos para despertar à vontade por parte dos alunos de aprender matemática de uma forma diferente da usual. O software escolhido para a realização das atividades, a princípio, foi o GeoGebra, que é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. Os softwares matemáticos foram pensados para serem usados em sala de aula e é uma ferramenta que se usada de forma inteligente pode auxiliar na aplicação de conteúdos do ensino, além do bônus que é a aproximação dos estudantes que estão em contato quase que diário com as tecnologias e o professor. A metodologia e a escolha do software ficam a critério do educador levando-se em conta o objetivo e o conteúdo abordado. Este artigo foi feito como parte das atividades desenvolvidas com essa metodologia alternativa para o ensino de matemática, proposta e desenvolvida pela equipe PIBID, da área de Matemática, em parceria com um colégio estadual da cidade de Catalão, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental.

 

Palavras-chave: Softwares e tecnologias; Educação Matemática; Prática Pedagógica.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Presencial)